SALVE GERAL


Gênero: Drama
Duração: 120min
Origem: Brasil
Estréia: Brasil - 2 de outubro de 2009
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Sergio Rezende
Roteiro: Patrícia Andrade
Produção: Joaquim Vaz de Carvalho
Classificação: 16 anos
Lúcia é a professora de piano que vê o filho adolescente ser preso após este se envolver num acidente de carro. Atrás das grades, o jovem toma partido de um grupo de presidiários chamado Comando. A mãe, que em suas visitas ao presídio acompanha o cotidiano do filho, logo passa a fazer parte daquele mundo. E com a interferência da advogada do Comando, Lúcia aos poucos se transforma em peça-chave de um jogo perigoso. História inspirada nos ataques orquestrados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) no fim de semana do Dia das Mães, em 2006

"Salve Geral" representará o Brasil no Oscar 2010

De acordo com o Jornal do Brasil, o filme "Salve Geral" é o candidato escolhido para representar o Brasil na edição 2010 da festa do Oscar.
A escolha do filme foi anunciada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) no último dia 18, em coletiva no Rio de Janeiro. Baseado em fatos reais, o longa-metragem retrata os incidentes provocados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo em 2006 sob o ponto de vista de Lúcia, interpretada por Andréa Beltrão ("Verônica"), uma mulher simples de classe média que passa por dificuldades financeiras e quer tirar o filho adolescente da cadeia.
A decisão da comissão, que contava com o cineasta Carlos Gerbase, o crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, o produtor Beto Rodrigues, a diretora da Escola de Comunicação da UFRJ Ivana Bentes e o exibidor Luiz Gonzaga de Luca, não foi unânime, mas consensual.

Nenhum comentário: